Publicado em 28 de outubro de 2014
Na manhã do dia 27 de outubro os cães do canil e os soldados do 12º Batalhão de Polícia Militar, localizado no bairro Kaiser de Caxias, estiveram na sede da Entidade ABRAÇAÍ, demonstrando o treinamento realizado com os mesmos para o faro de explosivos, droga e trilhas, e também patrulhamento e policiamento ostensivo, chamado também de choque.
Os cães não são treinados para todas as funções. Quando eles chegam no canil, são avaliados e designados para os serviços que mostram aptidões.
Diante das demonstrações os olhos dos cães estavam atentos a cada movimento dos soldados. Ao comando deles, os cães percorreram túneis e pularam arcos. Mas é uma bola cinza mostrada pelo soldado que faz com que eles fiquem excitados. O soldado esconde a bola embaixo de uma caixa. Os cães procuram a bola.
Quando encontram, olham para o treinador, abanam o rabo e esperam pelo prêmio: O soldado levanta a caixa, atira a bola e eles correm atrás. Parece uma brincadeira, mas não é. Estão sendo treinados para farejar entorpecentes. A bola contem o odor de diversos tipos de drogas. No final das demonstrações, os soldados levaram os beneficiários nas viaturas, simulando momentos da rotina de trabalho.